12 outubro 2010

Coroando Nossa Senhora Aparecida e oferecendo flores



   No dia 12 de outubro, o povo brasileiro manifesta, de modo especial, seu grande amor à Mãe Aparecida. Este nome "Aparecida" surgiu em decorrência do aparecimento milagroso em 1717, na rede dos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, no Rio Paraíba, de uma imagem sem cabeça de Nossa Senhora da Conceição. Depois que lançaram a rede outras vezes, veio a parte que faltava, a cabeça. Os humildes pescadores lavaram a imagem cuidadosamente e a envolveram em panos, continuando a pesca. Até então , não tinham pescado absolutamente nada. Estavam preocupados, pois, tinham um compromisso de fornecer uma enorme quantidade de peixes para a câmara local na então vila de Guaratinguetá, no Vale do Paraíba. Por ali iria passar uma comitiva de D Pedro de Almeida e Portugal, Conde de Assumar e esta pequena vila estava empenhada em receber bem tão grande autoridade, preparando-lhe um banquete.

   Logo após o aparecimento da imagem de Nossa Senhora na rede desses pescadores, eles pescaram tantos peixes que foram obrigados a finalizar seus trabalhos.

   Filipe Pedroso, levou a imagem para casa. Era a imagem escura de Nossa Senhora da Conceição, feita de terracota. Essa imagem ficou com ele por 15 anos. Tendo que mudar para Itaguaçú, Filipe deixou-a com seu filho Atanásio. O filho construiu um simples oratório para Nossa Senhora e convidou os amigos e vizinhos para rezarem o Terço. A partir desse momento tem inicio os prodígios e milagres. É de conhecimento de todos os devotos de Nossa Senhora Aparecida o epsódio daquela noite em que estavam reunidos rezando o terço quando subtamente, sem nenhuma corrente de ar, as velas se apagaram. Silvana Rocha dirigindo-se ao singelo altar para acendê-las, as velas se acenderam sem a intervenção de ninguém.

  Nossa Mãe, de cor escura, manifesta-se contra a escravidão, quando o escravo Zacarias implora que o liberte do jugo de um senhor cruel. Milagrosamente, caem de suas mãos os ferros que o aprisionavam. Nossa Senhora atendera sua súplica e colocara-se a favor do negro escravo, demonstrando claramente sua desaprovação aos sofrimentos impiedosamente impostos ao escravo.

  As graças concedidas cada vez mais numerosas e o pequeno local onde estava o oratório tornou-se insuficiente para acolher tão grande número de devotos. Era preciso construir um local mais adequado.
  Em 1743 começou a construção de uma capela mais ampla, tendo sido concluída em 1745. Multiplicaram-se as romarias e essa capela teve que passar por diversas reformas para ampliação. Ela acabou sendo substituída por um santuário inaugurado em 1888.

  Em 1894 chegaram os Missionários redentoristas, que difundiram por todo o país a devoção a Nossa Senhora Aparecida.

   A coroação de Nossa Senhora Aparecida se deu no dia 8 de setembro de 1904, portanto há cem anos atrás, onde Dom José de Camargo Barros colocou sobre a imagem uma coroa de ouro e pedras preciosas doada pela princesa Isabel em 1929. No 2º ano da coroação houve um Congresso Mariano onde o povo brasileiro devotando um grande amor e afeto à Virgem Maria, mostrou o desejo de que Nossa Senhora Aparecida fosse declarada a Padroeira do Brasil. Atendendo ao pedido dos brasileiros, o Papa Pio XI, a 16 de julho de 1930 proclama Nossa Senhora de Aparecida Padroeira da Nação Brasileira.
   Com o passar do tempo a primeira Basílica tornou-se pequena para a multidão de romeiros que acorria à Aparecida, era preciso acomodar melhor essa multidão de devotos. Tem início a 11 de novembro de 1955 a construção da atual Basílica, chamada Basílica Nova.
   Em 1984 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil declarou oficialmente a atual Basílica de Aparecida como santuário nacional.

   A pequena imagem de Aparecida representa para nós, povo brasileiro, o imenso amor por nossa Mãe Maria. Nosso povo reconhece a forma simples e singela que Nossa senhora escolheu para se manifestar ao povo sofrido. A devoção Mariana do brasileiro e toda especial. Porque especial é aquela que diz Sim especial, é aquela que colaborou plenamente com o plano de Deus. Maria, aceitando a encarnação do verbo, permitiu que a intensidade do amor de Deus se manifestasse, tornasse simples no seu seio: "Faça -se em mim segundo a tua palavra!".

   E assim, firme radical deve ser também a nossa resposta a Deus e aos nossos irmãos. Imitando a Virgem Maria, mulher de oração e ação conhecedora das escrituras e professias, e que devemos nos colocar a serviço de Deus e a da humanidade.
   Que Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, venha em nosso auxílio para que possamos realizar o que o Senhor nos pede. Sendo ela, um modelo de resposta a vontade de Deus, nos ajude a responder Sim a vontade do Altíssimo.

Salve Maria! Salve Nossa Senhora Aparecida!


Nenhum comentário:

Postar um comentário