São Manoel, embaixador do Império Persa, santo e mártir da Igreja Católica. Martirizado em 363, é festejado em 7 de Junho.
Desde 313 o Edito de Milão, baixado pelo Imperador Constantino, que declarava que o Império Romano seria neutro em relação ao credo religioso, acabando oficialmente com toda perseguição religiosa, especialmente contra o Cristianismo. Porem não tornou o paganismo ilegal ou fez do cristianismo a religião estatal única com isso garantia a liberdade religiosa às diversas religiões do Império Romano. Os cristãos não precisavam mais se reunir nas catacumbas.
Após a morte de Constantino, seu sobrino Juliano, denominado "o apóstata" (traidor da fé,pois renegou o seu próprio batismo, chegando a desprezar a Jesus chamando ironicamente de “O Galileu”), por um breve período, restabelece a antiga religião pagã. ), assume o trono imperial em 361. Todo o Império ficou disseminado de teorias pagãs e os cristãos voltaram a ser perseguidos.
São Manoel, sendo embaixador do império persa foi com outros cristãos (seus irmãos Sabel e Ismael), em missão, para negociar a paz com Juliano, que aceitou o pedido de paz do Império Persa, e os convidou para comemorar a paz entre os impérios em uma festa dedicada a Deusa Diana.
Tendo os persas negado o culto a tal Deusa, Juliano tomado de raiva chamou o cristianismo de praga que iria dominar o mundo, e mandou prender os irmãos e tortura-los tentado obrigá-los a cultuar deuses pagãos em troca de liberdade, tendo eles resistido a todo tipo de tortura em que eram submetidos. Por fim Juliano mandou que os amarassem e mandou que pregassem pregos em seus ouvidos, matando-os no ano de 363 d.c. O império Persa invadiu o império romano matando o imperador Juliano. Conta-se que, mortalmente ferido e remoendo-se de raiva, lançou contra o céu um punhado de sangue de sua ferida, exclamando: “Venceste, oh Galileu”.
São Manoel é o padroeiro da cidade de Leme no estado de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário