27 março 2011

Entendendendo melhor sobre a Romaria

 Foi realizada ontem (26) na Igreja Matriz do distrito de Granada uma Assembleia como preparação para a instalação da XXI Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras, que reuniu representantes das cidades circunvizinhas, políticos e população da região.
Segundo o programa, segmentos organizados da sociedade estão preparando a XXI Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras, que acontecerá em Granada MG, no dia primeiro de maio de 2011. Já houve quatro reuniões da coordenação e sete reuniões com lideranças da Paróquia Santo Antônio de Granada /Bicuíba, sede da Romaria. A última reunião da coordenação foi em Raul Soares, pela manhã, no dia 2 de março, e, nesse mesmo dia, à tarde, aconteceu a reunião de lideranças em Granada.
O cartaz da Romaria 2011 traz o tema 'Economia e Desenvolvimento' e o lema 'Aceleração para quê e para quem', uma alusão ao PAC - Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal. Embora haja avanços significativos a partir do Governo lula, em especial em programas sociais, a economia e o 'desenvolvimento' possibilitam a acumulação de riquezas de empresas e governos em detrimento do ambiente e das condições de vida das pessoas. Defendemos um desenvolvimento que coloque a Pessoa Humana em primeiro lugar.
O cartaz apresenta a figura de um dragão que lembra esse projeto de desenvolvimento para o nosso país, e para a maioria dos países do mundo, alimentado pela energia das barragens hidrelétricas, entre elas as barragens de Emboque e Granada, construídas na região do Distrito de Granada. Ele traz, também, um avião jogando agrotóxicos, lembrando os venenos que são usados hoje na produção de alimento, inclusive na Agricultura Familiar; os camponeses se tornam presas fáceis das empresas de agrotóxicos por causa de uma política agrícola e agrária voltada para o agronegócio. Destaca ainda os minerodutos que estão sendo construídos em áreas da Arquidiocese de Mariana, além dos que já existem, levando nossas riquezas para os portos do Espírito Santo e do Rio de Janeiro, exportando minério, água e muito sangue dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros. Mas o cartaz mostra, principalmente, a organização do povo, através dos movimentos Fé e Política, das pastorais sociais, das CEBs, dos movimentos populares - MST, MAB, MPA ... -, organizações de mulheres e sindicatos comprometidos com a sua categoria e com o povo.
A Romaria dos Trabalhadores e Trabalhadoras, que na sua história reúne a cada ano entre 2 mil e 5 mil pessoas, contará com diversas equipes de serviço, entre elas a comunicação, liturgia, acolhida, saúde, desenvolvimento local e etc.
A Equipe de Desenvolvimento Local, vinculada à Comissão organizadora da romaria, realizou encontro nos dias 12 e 13 de fevereiro, em Granada, com participação de 46 lideranças, debatendo e sugerindo iniciativas que busquem garantir, com segurança, o acesso dos romeiros a Granada no dia da romaria. Além disso, as propostas têm como objetivo buscar a melhoria da qualidade de vida das famílias de Granada e de toda a região, prejudicadas principalmente com a implantação de hidrelétricas sem compromisso ambiental e social.
Entre os principais pontos de pauta, destacam-se: melhora e manutenção dos trechos de estrada de acesso a Granada a partir das cidades de Raul Soares, Abre Campo, Matipó e Caputira; sinalização das estradas, disponibilidade de ônibus e máquinas por parte das prefeituras desses municípios para alguma eventualidade no dia primeiro de maio; asfaltamento de Matipó a Raul Soares, passando por Granada; correção dos trechos de risco em torno dos lagos de Emboque e Granada; reassentamento de 72 famílias da região já cadastradas no INCRA; área de cultivo para as famílias da antiga Rua São Geraldo, que perderam seus quintais por causa da barragem; relocação das moradias em área de risco, em especial na entrada de Bicuíba, em São Lourenço, em Raul Soares e na Rua São José, em Granada; diagnóstico participativo em Granada para elaboração e implementação de projeto para o Distrito; solução definitiva das pendências com as famílias atingidas pelas barragens,que ficaram sem indenização ou foram mal indenizadas; realização de semana cultural uma vez por ano.
A equipe está realizando uma rodada de reuniões com os prefeitos de Raul Soares, Abre Campo, Matipó e Caputira, debatendo e encaminhando pontos da pauta. Ela vai realizar, também, reuniões com Secretarias de Estado, em BH, e universidades, para encaminhamento da proposta de pavimentação do trecho de 40 km da estrada de Matipó a Raul Soares e do diagnóstico participativo. E no dia 02 de abril, realizará Assembleia Popular em Granada para debater com autoridades e com o povo o andamento da pauta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário